Caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória - pontes entre Incomati e Ressano Garcia, km 82.3

Começamos com um interessante conjunto de fotos de 1911 mostrando o reforço duma ponte da linha de caminho de ferro entre Lourenço Marques (LM) e Ressano Garcia (RG) segundo as legendas originais ao Km 82.3. Estas três fotos são de Hily que nesse mesmo ano fotografou a construção em LM do edifício do cais da gare dessa linha. As legendas falam duma ponte com três tramos, o que podemos confirmar pelas imagens, e que são de 60 m.

FOTO 1
 Legenda original: "Safando os tramos velhos - 7 30 h. da manhã"
FOTO 2
 Correndo os tramos novos, 10h. da manhã
FOTO 3
Correndo os tramos novos no seu lugar, 10h. 45 da manhã (ao Km 82.3)
O que vemos então nesta sequência é os tramos originais da ponte que eram de entrelaçado de peças metálicas a ser substituido por outros também metálicos mas constituidos por placas inteiras, com estrutura mais forte e resistente à torção.
Na FOTO 1 o tramo original tinha sido retirado da posição ao centro da ponte e colocado à esquerda enquanto que o novo estava à espera do lado direito, em parte sobre os pilares originais (que não foram alterados nesta operação) e em parte sobre uma estrutura provisória feita em madeira. Na FOTO 2 os dois tramos mais distantes do novo tramo estavam já totalmente assentes nos pilares. Na FOTO 3 o novo tramo de cerca de 180 m no total estava sobre os pilares. Não se via bem se o original estava ainda à esquerda ou se tinha já sido retirado.
Como esta ponte é ao km 82.3 estava entre as estações de Incomáti (km 80 a 81) e de Ressano Garcia (km 88 a 89). De facto na FOTO 1 vê-se uma elevação de terreno que mostra ser no sopé dos montes Libombos, antes de Incomáti o terreno atravessado pela linha era quase plano. No entanto pelo número de pilares e desenho da plataforma inicial, mesmo estando contida nessa distância de cerca de 8 km não consigo identificá-la nas fotos antigas.
No mapa seguinte de 1893 podemos ver nessa zona havia dois cursos de água principais afluentes do Rio Incomáti mas em relação à ponte ao km 82.3 o que nos interessa é o que fica depois da estação com esse nome (km 80 a 81).


MAPA de 1893
Ponte das FOTOS 1 a 3 devia ser no afluente entre as marcas azul médio, 
entre Incomáti e Ressano Garcia. O rio é definido pela marca azul mais clara)
No Google Earth podemo-nos aperceber de muitas das pontes actuais da linha nesse troço mas não se consegue saber se são ainda as iniciais com mais ou menos remodelações ou se serão as suas substitutas. Penso que para o Km 82.3 da ponte antiga uma boa possibilidade é a da FOTO 4 porque fica aproximadamente ao km 82.7 (pelas minhas contas muito cruas) e porque tem duas colunas centrais. Como a ponte é de 1911 é possivel que esteja ainda em uso.

FOTO 4
Cerca de 2.7 km depois da estação de Incomáti (aprox. ao km 82.7), 
a caminho de Ressano Garcia
Nestas imagens de Google Earth o rio passa mais ou menos transversalmente no lado superior e os cursos de água seus afluentes estão mais ou menos na vertical, que corresponde à direcção sul norte e correrão para norte.
Para completar embora o local esteja já afastado da ponte das FOTOS 1 a 3, uma também grande depois de Incomáti e mais próxima de Ressano Garcia e que se pode ver no Google Earth é a seguinte (para além destas há muito mais pontões):

FOTO 5
Ponte a 3.5 km de Ressano Garcia (aprox. ao km 84.5)
vendo-se bem o vale do rio para jusante do curso de água atravessado pela ponte.
Como se pode ver os cursos de água afluentes do rio Incomáti pelo menos em meados de 2016 estavam secos. Não sei se na época das chuvas se formam ribeiras de fluxo sazonal mas sabemos já, pelas destruições causadas na linha inicial, que nos leitos atravessados pelas pontes se podem criar grandes enxurradas entre janeiro e fevereiro. 

A última foto foi publicada por Santos Rufino em 1929:

FOTO 6
Ponte Incomati - combóio carvoeiro 
Como vimos a linha de caminho de ferro entre Lourenço Marques e Ressano Garcia com ligação a Pretória não cruza o rio Incomáti em território de Moçambique. A linha do Limpopo que sai da estação da Moamba deve cruzá-lo mais para norte mas só foi construída nos anos 50 por isso não pode ser ela que está na FOTO 9. Assim a legenda de Santos Rufino pode querer dizer que é uma ponte sobre um afluente do Incomáti. Vê-se duas pontes lado a lado pelo que devia ser uma ponte nova a substituir uma das originais. Como tem dois pilares ao centro e foi já construida com tecnologia avançada até pode ter substituído uma das que vimos do passado mas só com a "sombra" do Google Earth não dá para se confirmar.

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