Hangares do aeroporto de Mavalane e aviões da DETA: segundo artigo (2/4)

Na mensagem anterior começamos por ver o primeiro hangar do aeroporto de Mavalane na antiga cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. Nesta mostraremos principalmente o segundo hangar que foi inaugurado em 1940. As fotos a preto e branco e de qualidade sofrível com excepção da última são reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral e as fotos a cores são do blog Voando em Moçambique.

FOTO 1
Segundo hangar de 1940 fotografado em 1943

Nesta foto podem-se ver no interior do hangar os principais componentes da frota da DETA, actual LAM na altura. Este segundo hangar distingue-se do primeiro por ter a parte frontal mais elevada e por o resto do telhado daí para a traseira ser em plano descendente. 


FOTO 2
Em 1942, Ministro das Colónias e General Bettencourt no aeroporto
com o segundo hangar ao fundo com a entrada do lado esquerdo

Segue-se uma das espectaculares fotos de Heggblom de que o site Voando em Moçambique dispõe e que são dos anos 50.

FOTO 3
Chegada de alta individualidade vinda de Lisboa à aerogare de Mavalane em 1955 

Vê-se mais à direita o primeiro hangar com as portas fechadas, o segundo mais alto com portas semi-abertas e para o fundo (norte) aparece um terceiro, mais baixo e com telhado em V invertido que terá então sido adicionado depois de 1942.  
A foto seguinte é dos anos 60/70 e nela vê-se em primeiro plano os hangares. 

FOTO 4
Roxo: primeiro hangar
Laranja: parte do segundo hangar, o que tinha a parte frontal mais elevada
Vermelho: ampliação para a frente e para o alto do segundo hangar
 mas pode ter sido assim de origem
Azul: novas construções nas traseiras dos hangares 
(oficinas de manutenção da DETA)
Verde: edifícios entre os hangares e a torre de controle
Castanho claro: nova torre de controlo
Castanho escuro: nova aerogare
Amarelo: terminal de carga

Nota-se que o segundo hangar que nas fotos anteriores à de cima tinha a fachada alinhada com o primeiro hangar, tinha sido ampliado para o lado da pista presumo que para ganhar altura para novos aviões (os Boeing 737?). Depois do segundo hangar, para norte dele parece que as construções que tinham surgido na foto de 1955 tinham agora desaparecido para abrir espaço para ampliar também em comprimento o segundo hangar ou para a construção de novos edifícios que ficaram em linha com as novas torre de controlo e aerogare. Encostados à traseira dos hangares estavam novos edifícios com entrada pelo lado oposto ao da placa do aeroporto. Como se vê na penúltima imagem do artigo anterior desse lado inicialmente havia construções baixas e as que as substituiram devem ter tido um pouco mais de largura e aumentaram de um piso na altura.
Como se pode ver pela imagem de Google Earth actual estes hangares e os edifícios exteriores dos anos 60 continuam no mesmo local.


FOTO 5
O primeiro hangar parece mesmo não ter tido alterações (desde 1938 ?).

Note-se que o segundo hangar tem pelo menos nova cobertura e talvez esteja mais comprido do que na versão original
A série sobre os hangares de Mavalane continua no próximo artigo.

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