Outro navio da Deutsche Ost-Afrika Linie e um sueco c. 1930

Continuamos a descoberta de fotos antigas do porto de Lourenço Marques (LM) actual Maputo. Depois do USARAMO e do KANZLER temos mais um navio alemão no porto e a referência a um sueco. 
Na foto seguinte não se vê o nome do navio acostado em LM mas tinha-o anotado com sendo o Tanganjika. Esse era um navio alemão de 1922 da German East Africa Line / Woermann Line (vendido em 1935 e afundado em 1943). Transportava até 449 passengeiros e 154 tripulantes o que parece muito mas havia cabines acima do convés e essa estrutura para trás da ponte de comando era muito mais longa do que nos navios anteriores que vimos, mas a maioria das cabines da 2a classe (ou até as camaratas de 3a classe se tivesse) seria abaixo do convés por isso difícil de avaliar. 
Tanganjika no porto de LM, que se reconhece 
pelos peculiares candeeiros de haste retorcida
Foto do Tanganjika a navegar e da sua "piscina" (direitos alamy)
Nestes posters de várias épocas podemos ver publicidades da Ost-Afrika Linen e as cores de pintura da chaminé (dado que para o USARAMO estava tapada por aí não sabíamos). Poderemos assim distinguir nas fotos do porto de LM os navios da DOAL (têm várias listas) dos da U-C (têm duas faixas). Das companhias principais só nos falta ver o da portuguesa dessa altura (CNN) que adianto era todo preto.
DOA Linie(n).
Chaminé pintada às listas com base e topo verde escuro correspondendo ao 
que se vê a preto e branco (e diversos tons de cinzento) do Tanganjika 
Nota-se que as publicidades da DOA Linie(n) tinham foco especial no mercado Sul-Africano e no que vi não havia referências a LM. O primeiro cartaz talvez seja de 1893/94.

Raoul Wallenberg ilustrou-se na segunda Grande Guerra como diplomata sueco desenvolvendo acção humanitária extremamente valiosa na Hungria e por isso tendo sido considerado um dos "Justos entre as Nações" (o seu desaparecimento depois da guerra permaneceu durante muito tempo um enigma mas o KGB reconheceu-se como responsável). Em 1936 deve ter passado por LM de saída da Cidade do Cabo, onde tinha residido em trabalho, a bordo deste navio alemão Tanganjika (Tanganyika) como se relata em baixo. Se não passou pela cidade pelo menos conhecia o nome o que para um nórdico dessa altura não devia ser muito comum:
Do navio sueco Kaaparen que Raoul Wallenberg menciona também na carta ao avô como alternativa ao Tanganjika para seguir da Cidade do Cabo para o Egipto, fala-se também aqui (naufragou em 1942 no mar do Norte).
Kaaparen de 1930 (mas primeiro chamado Larviksfjord)
Este navio que passou a ter bandeira sueca a partir de 1933, confirma-se aqui que foi fotografado nesse ano na Cidade do Cabo pelo que suponho a partir daí deve ter passado a escalar LM. Mas como principalmente transportava fruta para a Suécia devia tentar fazer essas viagens o mais rápidamente possível por isso se viesse a LM devia ser na época do ano em que não havia fruta do Cabo para ser exportada (e qual é?). 
A sua companhia era a Rederi AB / Swedish American Line / Svenska Amerika Linien que apesar do nome efectuava também Transatlantic Southern Africa Services. 
Rederi AB / Swedish American Line / Svenska Amerika Linien
publicidades para a América do Norte e bandeira
No entanto na foto do Kaaparen, onde deve estar a chaminé vê-se o que parece ser uma mais baixa que podia ser amarela mas por trás parece haver um tubo escuro muito maior e mais vertical. Pelo exemplo do Kaaparen não é muito claro que a linha sueca para África tivesse a mesma chaminé da linha para a América (pintada com as cores nacionais suecas de amarelo com círculo azul claro). Mas se agora virmos navios com tal chaminé em LM dos anos 30 sabemos que eram suecos. 
O autor Albert Engström escreveu em 1936 um livro sobre a sua viagem a África no Kaaparen que pela capa deve ser muito interessante mas o que aparece aí escrito está em sueco. Para quem não tenha lido a introdução ao tema shipsofmaputo, este blog continua a ser o housesofmaputo mas agora anda a tratar de casas flutuantes ..

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