Edifício da Permar de 1920 e quarteirão da antiga Rua Araújo, actual Bagamoyo de Maputo.

A Permar (Peritagens E Conferencias Maritimas Lda) é classificada como agente de embarque e despachante aduaneiro. Como a sua actividade está ligada ao porto é muito conveniente ter esta localização na baixa da cidade também junto à alfândega e à empresa dos caminhos de ferro.
Edifício de 1920 (data charneira para ser incluído no património histórico)
que inicialmente deve ter sido uma loja comercial
Lado norte da Rua Bagamoyo, antiga Araújo.
Este edifício, ao lado da Permar tem uma outra loja
que se vê melhor na foto de baixo pintada a cor de laranja
Permar e o antigo Mann George em vista para nascente = leste
Prédio mais alto ao fundo está no
cruzamento com a Rua da Mesquita
Já conhecida foto dos anos 50
 mais ou menos na mesma posição da foto de cima:.
à esquerda: suportes em ferro da cobertura do Permar são ainda os actuais.
à direita: ao fundo o prédio do Standard Bank com varandas alpendradas, 

que na foto de cima está oco (quase só com a parede da frente)
Vista idêntica mas com a Permar completa

O prédio do Standard Bank visto do lado oposto ao da foto de cima,
no quarteirão uns 80 metros para nascente do Permar.
Ver mais sobre a zona cerca de 1900
Voltando à actualidade e às vistas para nascente = leste
Praça dos Trabalhadores, antiga Mac Mahon
à esquerda: estátua da "senhora"

amarelo: Rua Bagamoyo, antiga Araújo
verde: Permar do lado norte da rua
branco: Edifício dos CFM

Onde foi o Standard Bank e o edifício térreo ao lado (Luiz Alves Vieira) foi construida uma torre que afectou por completo o património desta primeira rua comercial da cidade. 

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso;
Creio recordar que nesta casa esteve instalado o Despachante Oficial Domingues
Rogério Gens disse…
Caro leitor:
Obrigado pela informação que não posso comentar. Só me lembro que o despachante com que o meu pai trabalhava era no Prédio Abreu
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2015/03/stiloguedes-dois-edificios-de-pancho.html
num andar alto e acho que a estrela do basket Mário Albuquerque trabalhava lá. Quem se lembrar do nome desse despachante tem direito à Medalha de Ouro do HoM ...
Cumprimentos
Anónimo disse…
Caro Curioso,
Seria o Despachante Gracio ?
Um Abraço
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado, eu nem tenho certeza de que me lembrarei do nome se o vir, mas esse acho que não. Mas se alguém der a certeza dos dados que eu disse (no prédio, para o alto, o Mário Albuquerque) aí render-me-ia à evidência mesmo que não me "tocasse o sino". Óbviamente que isto agora é só uma curiosidade por isso nem merece grande esforço. Cumprimentos,